0
membro

Mangaká

Mangaká

Quando você entra em uma banca, qualquer banca, você pode ver nem que seja apenas um mangá sendo vendido. Esse tipo de história em quadrinhos criado no Japão, tem feito o maior sucesso por aqui, o que faz com que seja o sonho desses fãs de mangá virar um mangaká.
Osamu Tezuka, criador de Astro Boy
Mas peraí…. o que é um mangaká?
É aquele cara que desenha o mangá, que faz tudo nesse mangá. Ele escreve as histórias e faz os desenhos, é o autor. Normalmente os mangakás são japoneses, mas isso não quer dizer que não existam por aí pessoal de outros países se dando bem com essa história. O mercado do mangá é extenso e muitos desenhistas, de vários lugares, publicam seu mangá alternativamente, como em sites específicos, ou então mandam suas histórias para o Japão.
Uau! Então quer dizer que não precisa ser japa pra fazer um mangá? E como eu viro um mangaká?
Bom, realmente não é necessário ser japonês pra fazer um mangá. Mas para você entender direitinho, precisamos ir bem para o começo da história.
Se engana quem pensa que no Japão existe um curso de mangá em cada esquina. Os desenhistas japoneses aprendem a desenhar como qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, fazendo desenhos normais, artísticos, como qualquer pintor ou desenhista faz. A técnica do mangá foi criada para facilitar a vida desse povo que vivia de fazer histórias em quadrinho. É por isso que os mangás não são simplesmente histórias em quadrinho! O tipo de desenho feito é uma simplificação do real, os olhos grandes nos personagens simbolizam a expressividade de cada personagem. Aliás, esse olhão característico do esitilo, acredite se quiser, foi inspirado no olho do Bambi (filme da Disney de 1942) e quem se inspirou nele foi ninguém mais ninguém menos que Osamu Tezuka. Você deve saber que cada pessoa tem um jeito de desenhar por isso a simplificação foi importante para que qualquer um posso desenhar um mangá sem grandes problemas, pois lá no japão os animes deles são a nossa novela. Obviamente para fazer um anime vc precisará de muitos desenhistas e não um só como no mangá, né?
Bom, isso é bem resumido a história do mangá. Obviamente fatos históricos contribuiram para a formação do estilo, mas isso é necessário de um estudo mais a fundo sobre o assunto. Fique livre para procurar material. Na internet você com certeza encontrará falando melhor sobre o estilo.
Masami Kurumada, crador de Cavaleiros do Zodíaco
O que eu gostaria de dizer nesse post, é que não se engane achando que fazendo um curso de mangá resolve toda sua vida. Invista em um curso legal de desenho, ou seja auto didata e pratique bastante o desenho clássico, aí sim você poderá entender melhor o estilo que é o mangá. Lembrem-se que vida de mangaká no Brasil é praticamente nula. Tivemos o Holy Avenger, publicado por brasileiros, que fez sucesso, mas não vingou. Em anime tivemos o Dogmons, que também não foi pra frente. Enfim, se você quer fazer parte desse mundo, esteja preparado para as consequencias e tente fazer contato com o pessoal lá na terra do sol nascente!

Essa Postagem é oficial de :Mayha Bravo

0 comentários:

Postar um comentário